Torcida do Timão reunida em estádio lotado ao fundo com o escudo oficial em destaque em primeiro plano, ilustrando curiosidades do Corinthians.
Voltar para o blog

Curiosidades do Corinthians que vão além do que você já sabe

Francielle Carvalho

|Atualizado |8 min de leitura

A história do Timão é cheia de detalhes que muita gente não conhece. Desde o lampião que iluminou sua fundação em 1910 até os lances que fazem o coração da Fiel errar as batidas, há várias curiosidades do Corinthians que vão muito além do óbvio.

Neste artigo, reunimos fatos históricos pouco lembrados, o folclore do minuto 47 e algumas das histórias mais inusitadas que a trajetória do Timão produziu ao longo de mais de 115 anos.

+Acompanhe o Corinthians Online e fique por dentro das notícias do clube, análises históricas, curiosidades e muito mais!

O Corinthians nasceu à luz de um lampião, numa noite de 1910

Torcida do Timão reunida em estádio lotado ao fundo com o escudo oficial em destaque em primeiro plano, ilustrando curiosidades do Corinthians.

O clube mais popular do Brasil foi fundado em circunstâncias bem humildes. No dia 1º de setembro de 1910, cinco operários do bairro do Bom Retiro se reuniram sob a luz de um lampião, às 20h30, e decidiram criar um time de futebol. 

Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva nem imaginavam o que estava sendo criado ali.

O nome veio de uma excursão do clube inglês Corinthian FC pelo Brasil. A escolha não foi unânime: havia quem preferisse "Santos Dumont Futebol Clube" ou "Carlos Gomes". Por pouco a Fiel não ficou chamando o time de Dumont.

O primeiro presidente era alfaiate e já sabia o que o clube seria

Miguel Battaglia, o primeiro presidente do Corinthians, trabalhava como alfaiate. Em seu primeiro discurso após a fundação, declarou: "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time." 

Mais de 115 anos depois, com mais de 30 milhões de torcedores, podemos até dizer que a previsão foi conservadora.

Os próprios fundadores aplainaram o primeiro campo no bairro do Bom Retiro, na Rua José Paulino. O presidente era alfaiate, os jogadores eram operários, e o campo foi construído na unha. Não havia dinheiro, mas havia disposição.

O primeiro título do Corinthians não foi no futebol

Antes de qualquer Paulistão ou Brasileiro, a primeira conquista do clube foi no pedestrianismo (prática esportiva de caminhar longas distâncias) em 1912. 

Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália. O Timão começou campeão antes mesmo de ter um campo de futebol de verdade.

Já o primeiro título no futebol viria dois anos mais tarde, no Campeonato Paulista de 1914, com o Timão vencendo as dez partidas que disputou: aproveitamento de 100%

O uniforme branco nasceu da falta de dinheiro

Os primeiros uniformes do Corinthians eram na cor creme. Bonitos, mas com um problema prático: desbotavam fácil na lavagem. Como não havia dinheiro para repor o tecido, os jogadores simplesmente passaram a usar o branco puro. Uma necessidade financeira acabou virando identidade visual de mais de um século.

Nos primeiros três anos, o clube operou sem nenhum escudo. O primeiro surgiu em 1913, criado por Raphael Perrone, um dos fundadores do clube: apenas as letras "C" e "P" entrelaçadas, bordadas manualmente nas camisas pela então namorada dele, Antônia Perrone

Depois disso existiram algumas atualizações mas foi só em 1930 que Francisco Rebolo, artista e ex-jogador, criou o design que conhecemos. Depois, em 1980 o escudo foi modernizado pelo artista plástico Orpheu Maia.

Saiba mais: Escudos do Corinthians: evolução ao longo dos anos

A pena do galo verde ainda está guardada no memorial do clube

Em 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras no Parque São Jorge. Um torcedor rival levou um galo verde vivo para a arquibancada como forma de provocação. 

Mas a ave não trouxe sorte ao Palmeiras: o Timão venceu por 2 a 0 com gols de Teleco e, no final do jogo, os torcedores corinthianos capturaram e depenaram o bicho. Até hoje, duas penas desse galo verde estão preservadas no memorial do clube.

Essa é uma das curiosidades do Corinthians com o gosto genuíno da rivalidade paulistana.

A história do verso "Campeão dos Campeões"

Quem ouve o hino do Corinthians e canta "campeão dos campeões" provavelmente nunca parou para pensar de onde veio esse título. Em 1930, foi realizado um jogo entre o campeão de São Paulo, o Corinthians, e o campeão do Rio de Janeiro, o Vasco. Deu Timão, 3 a 2.

O hino foi composto na década de 1950 pelo radialista Lauro D'Ávila, que batizou o clube de "Campeão dos Campeões" com base nessa vitória. Uma frase que nasceu de um jogo específico e acabou eternizada para sempre.

Veja também: Confira as músicas e cantos mais famosos da torcida do Corinthians

O minuto 47: uma magia corinthiana

Existe um padrão no Corinthians que já ultrapassa a coincidência e virou folclore: o time tem um histórico notável de gols decisivos exatamente aos 47 minutos do segundo tempo. São viradas, empates salvos e classificações arrancadas no último suspiro.

O canal Via Timão lista pelo menos sete episódios históricos documentados com o Timão decidindo precisamente nesse minuto.

O episódio mais recente aconteceu em fevereiro de 2026, nas quartas de final do Paulistão. O Corinthians estava perdendo da Portuguesa quando Vitinho marcou aos 47 do segundo tempo. O gol levou o jogo aos pênaltis, com classificação corinthiana por 8 a 7

A Fiel que estava na Neo Química Arena provavelmente envelheceu uns três anos naquele minuto final.

O Timão tem histórico invicto contra gigantes europeus

O Corinthians nunca perdeu para Barcelona, Bayern de Munique, Inter de Milão e Porto em partidas oficiais ou amistosas, com aproveitamento de 100% contra essas equipes. 

Derrotamos o Barcelona em 1953 (Pequena Taça do Mundo) e novamente em 1969 (Torneio Costa do Sol). Real Madrid, Chelsea e Milan também não conseguiram superar o Timão nos confrontos históricos.

Esse histórico foi construído ao longo de excursões internacionais que colocaram o clube no cenário europeu muito antes do futebol brasileiro virar produto de exportação.

O apelido "Timão" nasceu no pior momento do clube

Poucos sabem, mas o apelido mais carinhoso do Corinthians surgiu durante o jejum mais longo da história do clube: 22 anos sem ganhar o Campeonato Paulista, de 1955 a 1977. 

Em 1966, com investimentos pesados e a contratação de Garrincha, a imprensa passou a chamar o elenco de "o Timão do Corinthians". O apelido colou e nunca mais saiu.

É uma das curiosidades do Corinthians com ironia histórica perfeita: o nome mais famoso do clube nasceu num período de seca.

O time feminino que quebrou o recorde mundial

Entre 26 de março e 18 de setembro de 2019, o time feminino do Corinthians estabeleceu um recorde mundial ao registrar 34 vitórias consecutivas. Esse feito colocou o clube alvinegro nos livros de recordes do esporte, independentemente de gênero ou divisão.

O futebol feminino corinthiano se consolidou como um dos mais competitivos do Brasil nesse período, com títulos e performances que tornaram o time referência nacional.

Democracia Corinthiana: quando os jogadores votavam nas decisões do clube

Entre 1981 e 1984, o Corinthians viveu um experimento único no futebol mundial. O ídolo Sócrates liderou a Democracia Corinthiana, um modelo de gestão participativa em que jogadores, funcionários e comissão técnica tinham direito a voto nas decisões do clube. 

Foi um período de intensa politização interna, com Sócrates declarando que preferia ser rebaixado a abrir mão do modelo democrático. O experimento terminou com a saída do médico-filósofo para a Europa em 1984, mas deixou um legado político e cultural que vai muito além do futebol.

Wladimir: o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Timão

O lateral Wladimir é o recordista de partidas pelo Corinthians: 806 jogos com o manto alvinegro ao longo de 15 anos, entre 1972 e 1987. 

Técnico e raçudo, raramente se machucava ou era expulso, o que lhe rendeu outro recorde: 161 jogos consecutivos sem desfalcar o time, ao longo de mais de dois anos. 

Conquistou quatro títulos paulistas com o clube (1977, 1979, 1982 e 1983) e é até hoje um símbolo de lealdade e longevidade na história do Corinthians.

A "Invasão Corinthiana" levou mais de 75 mil torcedores ao Rio

Em 5 de junho de 1976, o Corinthians jogou contra o Fluminense na semifinal do Campeonato Brasileiro no Maracanã. Foram 146.043 torcedores presentes, com mais de 75 mil deles corinthianos. 

Essa partida ficou conhecida como a "Invasão Corinthiana", que até hoje figura no top 5 de maiores públicos da história do Brasileirão. Inclusive, esse episódio serviu de inspiração para a linha de uniformes para a temporada 2026/2027.

Ver post no Instagram

As curiosidades do Corinthians resumem o que a Fiel já sabe: não tem time igual

Das origens operárias ao minuto 47 que virou entidade, o Corinthians é um clube que nunca deixa quem o acompanha indiferente. Cada dado histórico reforça o que a Fiel sente na arquibancada: pertencer ao Timão é uma experiência que mistura orgulho, sofrimento e paixão em medidas iguais.

O clube nasceu humilde, cresceu sem pedir licença e virou um dos maiores do Brasil em número de torcedores. As curiosidades do Corinthians são o retrato de uma identidade construída ao longo de 115 anos de futebol, política, recorde e emoção.

FC

Francielle Carvalho

Jornalista especializada em esportes e iGaming | Escreve sobre apostas esportivas, futebol, estatísticas e performance de equipes e atletas. Francielle ....

Compartilhe este artigo com seus amigos